A colheita está em fase final em toda a região; condições climáticas afetam diretamente a qualidade dos grãos.
Um Boletim Semanal divulgado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) revelou dados preocupantes sobre a degradação da qualidade do trigo no Brasil, influenciada principalmente pelas condições climáticas, como chuvas volumosas na região Sul, cenário que veio impedindo os avanços mais expressivos na colheita do cereal.
No Rio Grande do Sul, um dos principais estados produtores de trigo do país, a colheita tem enfrentado desafios devido às chuvas intensas, que têm restringido as operações. A qualidade do trigo colhido nessas regiões não está atendendo aos padrões desejados, o que é uma preocupação para os produtores.
No Paraná, outro estado chave na produção de trigo, a colheita está em fase de finalização. Nota-se, porém, uma incidência notável de triguilho, que é trigo de qualidade inferior, e a presença de substâncias tóxicas produzidas por fungos nos grãos, representando um risco para a saúde e reduzindo o valor comercial da produção.
No Rio Grande do Sul, houve um aumento considerável na colheita em comparação com a semana anterior, subindo de 82% para 90%.
O Paraná, tecnicamente, finalizou a colheita, passando de 92% para 99% na última semana.