Documento de Estado de Emergência Fitossanitário emitido pelo governo do Paraná, prevê o corte imediato da Murta; Rolândia sai na frente e já realiza o processo de substituição
A Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente (SEMMA), da cidade de Rolândia-PR, informou que o Governo do Estado do Paraná publicou um decreto no final do ano passado, exigindo a erradicação da chamada Murta, uma espécie de árvore, que é nociva ao meio ambiente. Conhecida cientificamente como Murraya Paniculata, a planta serve como hospedeira de um inseto causador de severos danos, comprometendo assim, grandes produções das chamadas frutas cítricas.
De acordo com Audinil Marigonda Júnior, secretário de agricultura e meio ambiente de Rolândia, o “HLB” ou “Greening dos Citros” é uma praga severa, de rápida disseminação, que causa a morte prematura dos frutos, que resulta em grandes perdas da produção de laranja, limão, tangerina e outras frutas da mesma espécie. “A transmissão se dá pelo inseto que suga a seiva da murta e dos frutos, causando uma doença à planta, chamada Greening, sendo necessária sua erradicação imediata”, alertou.
O manejo integrado se dá por ações envolvendo monitoramento de plantios para identificação precoce da doença, erradicação das plantas hospedeiras, controle químico para combate da brotação da planta hospedeira, do vetor e da bactéria, bem como o controle biológico do vetor.
Marigonda, ao detalhar o processo que já se iniciou em Rolândia, afirmou que o Paraná é um grande produtor de frutas cítricas e comprometeu-se com desafio. “Não podemos deixar isso acontecer, vamos proteger toda a produção de citros do estado”.
A Murta foi amplamente utilizada no passado para a arborização urbana, mas quando ainda era desconhecida a tamanha nocividade da planta e da praga que à espalha ao meio ambiente. Sendo assim, a secretaria rolandense está realizando um levantamento destas árvores para realização da substituição por outras espécies adequadas a cada local. Números ainda parciais, apontam que cerca de 420 espécies da árvore estejam espalhadas por toda a cidade de Rolândia.