A Secretaria Municipal de Defesa Social, por meio da diretoria operacional da Guarda Municipal de Londrina, está intensificando as rondas preventivas com o objetivo de garantir a presença das equipes da GM nas escolas e creches municipais durante os horários de entrada e saída dos alunos, tanto pela manhã quanto à tarde.
Essa iniciativa está sendo executada diariamente em todas as 121 unidades escolares administradas pela prefeitura, incluindo os oito distritos rurais. Além das viaturas de área, equipes do setor administrativo e do grupamento GBike também estão colaborando para o aumento da segurança nas escolas.
A Secretaria de Defesa Social destaca que todas as escolas estão equipadas com o botão do pânico, permitindo a comunicação imediata de qualquer problema à central de monitoramento e emergência da Guarda Municipal.
A equipe do GBike, responsável pelo patrulhamento com bicicletas, conta com o apoio de uma viatura motorizada para auxiliar no transporte das bicicletas entre os pontos de patrulhamento, permitindo que o foco seja direcionado exclusivamente para a segurança das unidades escolares.
Além disso, a Secretaria implementou o projeto “Monitorar para Proteger”, conectando as escolas ao sistema de alarme e à central de videomonitoramento 24 horas da Guarda Municipal. Essa medida visa aumentar a segurança e a prontidão para agir em situações de emergência.
Outro projeto desenvolvido pela secretaria é o “Informar para Proteger”, que tem como objetivo principal levar informações à comunidade escolar e aos moradores do entorno sobre como cada pessoa pode colaborar com a segurança das escolas. Esse projeto busca fortalecer a parceria entre a comunidade e a Guarda Municipal, envolvendo todos na promoção de um ambiente escolar mais seguro.
A Secretaria reforça o pedido para que toda a população conheça o telefone de emergência 153, disponível para acionar a Guarda Municipal em situações de necessidade ou emergência. O engajamento e a colaboração de todos são fundamentais para garantir a segurança das escolas e o bem-estar dos alunos, professores e funcionários.