Barulho estrondoso e forte tremor foram sentidos pelos presos e pelos agentes
A caixa d’água da Penitenciária Estadual de Londrina II, caiu durante a madrugada. O barulho estrondoso assustou presos e agentes penitenciários. O acidente aconteceu por volta das 6 horas da manhã e um forte tremor foi sentido na unidade prisional.
Os agentes, de prontidão, foram verificar o que estava acontecendo e se depararam com a caixa d’água caída no pátio. Segundo Elcio Martins Basdão, Coordenador do sistema penitenciário,“É preciso esclarecer que essa caixa d’água é da época da construção da PEL II, antigo CDR e é uma estrutura em aço. Recentemente foi verificado que havia um processo químico de ferrugem. A gente fez um reparo nela, contudo não foi suficiente para evitar o fato que ocorreu.” afirmou. O coordenador ressaltou ainda que, por se tratar de uma localização descampada, um vento mais forte poderia ter causado a quebra da estrutura.
Um outros reservatórios na unidade são utilizados como cisterna, então não seria possível interditar a caixa d’água utilizando outra para abastecimento, visto que não atenderiam as necessidades de forma plena. Após o incidente, trabalhos foram realizados para restabelecer o abastecimento. “Agora, essas outras caixas serão utilizadas para restabelecer o abastecimento da água para todo o interior da unidade e a gente já está em processo de aquisição de outros reservatórios de 25 mil litros.”
A Secretaria de Segurança e o Departamento Penitenciário foram acionados para que possa acontecer a remoção da estrutura que ruiu e a instalação de novas. Ninguém se feriu.